fbpx

Atendimento Online

ESTÁ SABENDO SOBRE A NOVA ATUALIZAÇÃO DO INSTAGRAM?

O Instagram anunciou nesta semana uma grande mudança estrutural. Agora os usuários podem escolher entre três opções de feed, escolhendo quais contas aparecem e até a ordem dos posts. A mudança é global e começará a aparecer para todas as pessoas que usam a rede social gradativamente ao longo das próximas semanas. As três opções de feed agora são:

  • Página inicial: é o atual formato do feed, com a ordem definida por algoritmo (o que ele acha que você vai curtir primeiro), e sugestões de páginas e perfis que você não segue.
  • Favoritos: um feed por ordem cronológica (os posts mais recentes primeiro) só com o conteúdo dos perfis que o usurário escolher e marcar como “favorito”.
  • Seguindo: um feed por ordem cronológica com os posts de todas as contas o usuário segue, mesmo aquelas com as quais você não interage muito.

Esta mudança vem após inúmeros testes com o retorno do feed por ordem cronológica, demandado por diversos críticos da empresa, como a ex-analista Frances Haugen e de estudos internos, vazados em documentos conhecidos como “Facebook Papers”, que apontavam que o algoritmo da plataforma viciava pessoas (vamos explicar melhor na sequência).

Como irá funcionar essa mudança na prática? Quando as novas opções de feed estiverem disponíveis para você, basta tocar na setinha que surgirá ao lado do logo do Instagram, na parte superior da tela inicial do app. Em seguida, selecione Seguindo para ver o feed só com as contas que você segue em ordem cronológica; ou toque em Favoritos para escolher os perfis que você quer ver, também em ordem cronológica. Ao tocar em Favoritos, uma nova página vai se abrir onde você deverá escolher quais dos perfis que você segue que deverão aparecer no seu novo feed cronológico.

Cada usuário poderá escolher até 50 perfis para entrar na sua lista de favoritos. Quando você escolhe algum dos perfis, o perfil não consegue identificar que é um dos seus favoritos. Após selecioná-los, é só tocar em “Confirmar favoritos”. Você poderá mudar essa seleção de perfis a qualquer momento nas configurações do app, e também poderá mudar o formato do seu feed sempre que quiser. Os seus favoritos também aparecerão em posições mais altas no feed padrão, aquele organizado por algoritmo, com um ícone de uma estrela.

Mas, qual é verdadeiro motivo da volta do feed cronológico? O feed do Instagram era organizado por ordem cronológica até 2016, quando passou a usar o seu ranking de engajamento: a partir disso, o usuário visualizaria as publicações que o algoritmo da rede achasse que você iria gostar mais, seja por serem as mais populares ou por analisar o seu padrão de comportamento. Essa mudança fez com que as pessoas passassem mais tempo e interagissem mais com o Instagram, gerando, consequentemente, mais impressões e cliques em anúncios que rendem dinheiro à Meta, dona do aplicativo (e dona também do Facebook e do WhatsApp).

Mas segundo estudos internos da empresa, vazados para a imprensa no escândalo conhecido como “Facebook Paper”, a Meta sabia que orientar o feed pelo ranking de engajamento acabava viciando as pessoas em padrões tóxicos de conteúdo.

Em meio às críticas, a Meta começou a testar novas formas de organizar o feed de suas redes sociais. Os testes com o formato de três feeds do Instagram começaram em janeiro, mas o retorno ao formato cronológico vem sendo testado desde o ano passado.

E aí, você já está com seu perfil atualizado? Como está categorizado seu feed?

Fique ligado! Logo esta atualização estará disponível para você!