fbpx

Atendimento Online

Como funciona meu Wi-Fi?

A primeira coisa que você deve saber é que o sinal do Wi-Fi e emitido através de ondas de rádio. Os sinais da internet chegam via cabo, linha telefônica ou ondas de rádio (no caso da internet Blink, o sinal é transmitido pela fibra óptica), até os equipamentos que atendem esse tipo de tecnologia. A partir daí, o roteador capta os sinais, e, graças a um adaptador,  decodifica e emite através das antenas. 

Para usar “a internet Wi-Fi” é importante entender que, para que o dispositivo tenha acesso a esses sinais, é necessário estar dentro do chamado “hotspot”, ou seja, dentro de um raio de ação específico. É necessário também que o dispositivo, seja ele telefone, tv computador ou videogame, seja compatível com o sinal emitido pelo roteador.

Os roteadores da Blink emitem sinal de Wi-Fii em 2 frequências: a de 2,4 GHz e a de 5 GHz. E a relação é proporcionalmente direta: quanto mais alta a frequência, maior é a capacidade de o sinal carregar um número maior de dados.

Entenda a diferença entre as frequências 2,4 e 5,0.

Aparelhos com tecnologia mais antiga se conectam apenas ao sinal 2,4 GHz. Esse sinal se limita à velocidade de 100 MEGA. O mais adequado é utilizá-lo em ambientes amplos, e em navegação simples. Seu alcance maior vai permitir o uso em dispositivos que estejam longe do roteador.

O sinal em 5 GHz é mais forte e de menor alcance. Através dele, é possível alcançar velocidades superiores à 100 MEGA, porém o celular e o computador devem ter tecnologia compatível. É recomendado para atividades que precisem de mais eficiência na transmissão de dados.

Você sabia que existem vários objetos que interferem no sinal do Wi-Fi? 

1- Todo tipo de eletrônico, tudo que gera ondas eletromagnéticas, interfere no sinal do Wi-Fi. Micro-ondas, geladeiras, controles de garagem, fornos e até mesmo monitores de bebê. Por isso, recomendamos que o roteador esteja longe desses equipamentos.

2- O Wi-Fi do Vizinho também pode interferir no seu sinal. O Wi-Fi utiliza canais de frequências para transmitir dados, e, caso ambos roteadores estejam no mesmo canal, é provável que haja interferência no sinal. Por isso, recomendamos que sempre que notar uma certa dificuldade na rede, desligue os equipamentos da tomada e religue, dessa forma o equipamento buscará um canal com menos interferências, e consequentemente melhorar sua experiência com Wi-Fi.

3- Acredite, o Corpo Humano pode barrar o sinal de Wi-Fi. Em uma pesquisa na Califórnia foi identificado que o corpo humano é uma barreira para o sinal do Wi-Fi, ou seja, com aglomeração de pessoas no mesmo cômodo, o sinal se dispersa e não consegue chegar ao seu local de destino.

 

Existem vários outras influenciadores no sinal da internet, mesmo que você esteja próximo ao roteador, esses influenciadores prejudicam a conexão e causam lentidão.

Caso ainda tenha dúvidas, entre em contato com a Blink, nossa equipe vai esclarecer tudo pra você.

 

Blink, sua internet do seu jeito.