fbpx

Atendimento Online

Ergonomia melhora o rendimento no home office

O termo ergonomia deriva do grego: ergon, que significa trabalho, e nomos, que significa leis ou normas. Portanto, ergonomia é a ciência que estuda as condições de trabalho.

De modo mais simples, podemos entender que ergonomia estuda, desenvolve e aplica regras e normas a fim de organizar o trabalho e torná-lo compatível com as características físicas e psíquicas do ser humano, para prevenir quaisquer riscos ergonômicos à saúde física e mental do trabalhador.

Como grande parte da população está em regime de home office, algumas pessoas se desleixaram em relação a forma em que se preparam para trabalhar. Uma cadeira inadequada, uma tela colocada em posição errada, um ambiente desapropriado, entre outras várias situações que podem comprometer a saúde física e mental de qualquer um.

Se você é um desse que está trabalhando em casa, seguem algumas dicas para que tudo esteja em equilíbrio e o seu rendimento não seja comprometido:

  • Prefira uma cadeira que tenha o assento ajustável. É importante lembrar que os pés precisam ficar completamente apoiados no chão.
  • Regule a altura da sua mesa de trabalho. O ideal é que fique posicionada na altura da sua cintura;
  • os computadores, monitores e outros aparelhos eletrônicos devem ser posicionados na altura da cabeça. Para facilitar o processo, procure adquirir equipamentos ajustáveis;
  • Evite trabalhar em locais com grandes níveis de ruídos;
  • Busque ambientes bem iluminados, ventilados. A ventilação traz conforto e ajuda a renovar o ar. Locais com janelas são os melhores, mas na falta delas, o ventilador e o ar-condicionado são bons substitutos
  • Faça pausas e alongamentos. Horas na mesma posição fazem mal para a circulação sanguínea e para a musculatura. A dica para melhorar a ergonomia no home office, então, é fazer pequenas pausas e alongamentos.

A Ergonomia varia de acordo com o tipo de trabalho e a forma que ele é realizado. Mas essas dicas servem para todos. Saiba mais sobre ergonomia e cuide sempre da sua saúde.

Nossa última dica para evitar dor de cabeça no home office é: tenha uma internet super rápida e estável! E com isso, a Blink pode te ajudar!