fbpx

Atendimento Online

Conheça as vantagens da internet fibra óptica

Você provavelmente já ouviu falar em internet por fibra óptica, afinal ela tem sido ampliada para cada vez mais cidades brasileiras. Em Belo Horizonte não é diferente, por isso, vamos te explicar direitinho como funciona e porque ela tem diversas vantagens, como maior velocidade e estabilidade.

Basicamente, isso é possível porque não é usada eletricidade na transmissão, como nas conexões DSL que usa fios de cobre. Nesse tipo de rede os dados são transformados em luz e enviados através de cabos de fibra óptica, que permitem maior largura de banda, levando-a a locais mais distantes sem perda de qualidade ou instabilidade. Essa conversão pode ser feita por laser (fibra monomodo) ou LED (multimodo).

No primeiro caso, no entanto, só é possível trabalhar com um sinal por vez, porque é usada apenas uma fonte de luz. Por outro lado, é possível transmitir a longas distâncias – de até 80 km – sem qualquer perda na qualidade. Já no segundo tipo, são diversos sinais ao mesmo tempo. Mais barato e recomendado para redes domésticas, deve ser usado somente em curtas distâncias, de cerca de 300 metros.

Como são esses cabos?

Apesar de a primeira vista parecerem comuns, para que a luz viaje até os usuários levando o sinal, são necessárias várias camadas. Na parte interna, os fios de fibra óptica contam com uma fibra de fortalecimento, um revestimento chamado de coating, uma camada de refração e o núcleo, feito em vidro.

A primeira camada mais externa serve justamente para proteger a mais interna, evitando que o cabo torça ou dobre com facilidade. O segundo revestimento, por sua vez, protege o interior da luz natural, que também é prejudicial para o fluxo de dados. Já a parte de refração é a responsável pela transmissão dos feixes de luz.

E quais as vantagens?
As principais delas são a maior velocidade e estabilidade de transmissão, assim o usuário não precisa ficar esperando ansiosamente o carregamento de páginas ou downloads lentos, e consegue realizar videoconferências com mais qualidade, por exemplo.

Outro ponto é a menor degradação de sinal. Na fibra óptica, a intensidade do sinal não diminui abruptamente à medida que os usuários se afastam do provedor. Essa tecnologia também sai na frente em menor latência. O termo é usado para descrever os atrasos que um pacote de dados leva para percorrer a rede de um ponto a outro.

Além disso, os cabos têm imunidade a interferências eletromagnéticas. Portanto, o sinal não se degrada ou desaparece, porque os dados são transmitidos através da luz e não por correntes elétricas em meios condutores como o cobre. Os cabos de fibra óptica, também são mais fáceis de instalar por possuírem diâmetros menores e serem mais flexíveis.

Gostou de saber mais? Se quiser aproveitar as vantagens da internet por fibra ótica, conheça nossos planos, escolha o ideal para você e navegue com a internet mais rápida de BH!

Blink, sua internet do seu jeito!